terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Eva – Apenas uma ferramenta nas mãos do Criador

Adão e Eva são duas forças da natureza que foram ludibriadas pelo Criador para cometer o pecado.

No livro de Gênesis, Eva é descrita como perigosa, sedutora e esperta, como infringidora das leis. E Adão é um tipo de mártir que esta sendo levado e tentado pela mulher. Podemos aprender algo disto sobre um homem e uma mulher no nosso mundo?
Por mais tentador que seja dizer “sim”, Adão e Eva não descrevem um homem e uma mulher do nosso mundo. Eles se referem às forcas espirituais que dão (homem) e que recebem (mulher), significando duas forças da natureza. Isto é, na verdade, o Criador e as criaturas. A Bíblia fala sobre a conexão entre eles, como as criaturas recebem prazer do Criador, como são preenchidas por ele e então se tornam egoístas. Este é o pecado, a queda das almas neste mundo e assim por diante.
Em outras palavras, a estória de Adão e Eva trata das nossas mais altas raízes espirituais e não é sobre um homem e uma mulher. Somos descendentes de Adão e Eva, mas eles são as forças espirituais que gradualmente se materializaram e alcançaram este mundo depois de milhares de etapas.
No Éden, a parte feminina chamada Eva queria se tornar ainda mais santificada e se elevar ainda mais. Assim, ela desejava copular com a parte masculina e ascender ao nível do Criador. Isto é o que está escrito e isto é o que estas forças – estas almas- entendiam. Desta maneira, elas se tornaram mais próximas ao Criador, da doação.
Eva não fez nada de errado. Ela trouxe tudo ao desenvolvimento. Adão não podia cometer o pecado sozinho, mas com a ajuda de Eva ele foi cometido. Eles foram ludibriados pelo Criador para cometer o pecado, porque toda a cadeia de eventos tem que descer neste mundo material. E dele, nós temos que alcançar o mais alto nível espiritual uma vez mais.

Condições para o Avanço Espiritual das Mulheres
As mulheres precisam de menos condições para avançar espiritualmente do que os homens.

A Cabala diz que se um homem quer avançar espiritualmente, ele é obrigado a casar e ter uma família. É sua responsabilidade assumir essas obrigações. Do contrário, ele não pode avançar espiritualmente.
Uma mulher, por outro lado, pode avançar espiritualmente mesmo que ela não seja mãe ou esposa. Ainda mais, se ela tem os meios pelos quais prover-se, ela pode também escolher não trabalhar. Isto é, em comparação com o homem, a mulher é relativamente autossuficiente e pode crescer espiritualmente sem as muitas condições externas que se aplicam aos homens. Assim, do ponto de vista espiritual, ela é consideravelmente uma criatura mais perfeita que o homem.
Um homem tem que se superar, para se convencer constantemente que vale a pena permanecer no caminho espiritual. Ele é menos suscetível ao avanço espiritual que a mulher, a qual naturalmente aspira por tudo que é espiritual. Ela está pronta para aceitar, sentir e entender todas as transformações espirituais que estão acontecendo nela. Ela aspira por isso.
A necessidade pela ascensão espiritual é manifestada muito mais em uma mulher. Ela se sente insatisfeita com o mundo, desapontada na família e no trabalho. Um homem procura por paixões bobas, como futebol, cerveja, amigos e assim por diante, e assim se perde nessas coisas. Ele vive atrás de falsos objetivos. Uma mulher é incapaz de fazer isso. Ela percebe o vazio mais internamente e precisamente. Ela não pode concordar com tais objetivos e anestésicos temporários.
 (Texto extraído do jornal Kabbalah Today – 24ª. Edição, página 6. Tradução a partir do original em inglês que se encontra em: Women, If You Only Knew… )

Nenhum comentário:

Postar um comentário